O QUE É ONOMÁSTICA
A Onomástica (do grego antigo ὀνομαστική, ato de nomear, dar nome) é o estudo dos nomes próprios de todos os gêneros, das suas origens e dos processos de denominação no âmbito de uma ou mais línguas ou dialectos. Nascida na metade do século XIX, a onomástica é considerada uma parte da linguística, com fortes ligações com a história e a geografia.
A onomástica pode ser assim dividida:
Toponímia
A toponímia é o estudo dos nomes de lugar, da sua origem e evolução; além dos nomes de cidades e localidades a toponímia estuda:
os hidrônimos, nomes de rios e outros cursos d'água,
os limnônimos, nomes de lagos,
os orônimos, nomes dos montes e outros relevos,
os corônimos, nomes de subdivisões administrativas e de estradas.
os exônimos, nomes de lugares em línguas estrangeiras em relação àquela falada no próprio lugar
Antroponímia
A antroponímia é o estudo dos nomes próprios das pessoas, sejam prenomes ou apelidos de família (português europeu) ou sobrenome (português brasileiro), e que tem grande relevância para a história política, cultural, das instituições e das mentalidades.
Prenome
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O prenome, nome próprio ou primeiro nome na maioria das línguas indo-europeias, é o elemento onomástico que precede o apelido de família (sobrenome) na forma de designar as pessoas. Exemplos de prenomes comuns são José, João, Carlos, Antônio, Maria, Joana, Paula etc. O prenome também é conhecido como nome de batismo ou nome de pia. A cada pessoa podem ser atribuídos um ou mais prenomes quando nasce ou quando é batizada.
No início da Idade Média, o nome pessoal era o nome principal da identidade. Ele era acompanhado de diferentes determinantes : origem geográfica, filiação (patronímico}, de parentesco, de profissão . Durante a segunda metade da Idade Média na Europa, e mais tarde em outros lugares, o nome de família que acompanhava o nome da pessoa, passou a ter uma importância maior na identificação do indivíduo. Então o nome pelo qual a pessoa era conhecida passou a ser o prenome, que deveria vir acompanhado pelo nome de família.
Em algumas culturas e idiomas (por exemplo em húngaro, vietnamita, chinês, japonês ou coreano), o apelido de família precede o prenome na ordem do nome completo, como Deng Xiaoping, sendo Deng o apelido de família e Xiaoping o prenome.
Sobrenome (no Brasil) e apelido ou nome de família (em Portugal) é a porção do nome do indivíduo que está relacionada com a sua ascendência. Está intimamente ligado ao estudo genealógico.
Baseado nesta ciência o Prof. Assaf Ben-ami realiza este pesquisa sobre o nome, quem estiver interessado pode entrar em contato, que após pesquisa o mesmo emite um certificado com as informações referentes ao nome solicitado. Veja modelo abaixo. Para contato:
ASSAF BEN-AMI (ANTONIO GUILHERMINO)
e-mail: assaf.benami@hotmail.com
fone(s)(018)37043357 ou (18)8135-7505
Nenhum comentário:
Postar um comentário