Qual é o termo correto?
10 - Todavia o numero dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se, e acontecerá que no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois Filhos do Yah vivo.
11- E os Filhos de Yehudah e os Filhos de Israel, juntos se congregarão, e constituirão sobre si uma única cabeça, e subirão da terra; porque grande será o dia de Yezreel. Hoshua (Oséias) – Cap. 1 versos 10 e 11.
A busca incessante dos descendentes Israelitas pela Cultura Hebraica do Israel Bíblico, têm nos levado a muitas indagações nestes dias atuais em que vivemos.
Vários mitos,tradições, sofismas e dogmas sustentados pelas religiões Judaicas, Cristãs, Islâmicas e Orientais, têm sido desmontados pouco a pouco, quando são examinados a Luz da Lei (Torah) do Eterno YHUH, que é a Única verdade, deixada pelo Criador aos homens na terra (Salmo 119:142). Um dos pontos contundentes entre os filhos de Ya’aqob é a questão proposta acima: Israelitas ou Judeus? Talvez, para uma pessoa neófita, possa parecer uma coisa fútil esta acareação, mas, para um pesquisador comprometido com a verdade esta discussão tem um valor incomensurável, pois se trata do cumprimento das palavras dos profetas e da Lei (Torah) do Eterno.
Israel sempre foi 12 tribos e quando faltava uma no processo de adoração ao Eterno Yah de Israel, como no caso da tribo de Benjamin, havia tristeza nas outras tribos, pois tinham que estar juntas para adorar o Eterno (Juízes cap. 21 versos 2 a 6). Observe que as outras 11 tribos, fizeram de tudo, para que os Benjaminitas, voltassem para juntos deles. Os adeptos do Judaísmo Rabínico – Pós Templo, divididos em vários segmentos se auto-intitulam atualmente como Judeus em uma tendência geral de se chamar Judeus, mesmo os que não vieram da etnia de Israel, isto é aqueles que se tornaram prosélitos, como no caso dos Khazares e adotaram a religião da tribo de Yehudah (Juda).
Como o próprio nome reflete, o Judaísmo é a Religião dos Judeus atualmente, em contraste com a Crença da Tanach (Velho Testamento), que é a Crença das 12 tribos do Israel Antigo, o qual estavam intimamente obrigados a guardar somente os Estatutos e Juízos da Torah (Lei). O Judaísmo deve ser entendido como as modificações que se deram na crença de Israel após o exílio até por volta do ano 70 E.C. O Judaísmo se tornou inevitável por conta das transformações que foram implementadas ao longo do tempo pelas Tradições Rabínicas. O termo “Judaísmo” decorre do nome da tribo de Judah (Yehudah) e não recebeu procuração do Eterno YHUH, para representar as outras 11 tribos, que compõem o Israel Antigo, conforme atesta as Escrituras.
Posteriormente, a Tribo de Judah (Yehudah), permaneceu ao lado da linguagem de Davi, após o cisma das 12 tribos. O Reino do Sul ficou conhecido como Reino de Judah (Yehudah) e, após o exílio da Babilônia o Termo “Yehudi” (Judeu) passou a designar qualquer Hebreu, sendo perpetuado este erro até os nossos dias atuais. O Novo Estado, adquirido dos ingleses, na Palestina, leva o nome de “Israel” atualmente.
Hoje, contudo, por esse motivo, dá margem a certa confusão sobre os termos “judeu”, Israelense e Israelita, sendo Israelense aquele que nasce ou mora em Israel, enquanto que “judeu” é o que segue os preceitos do Judaísmo Rabínico Pós-Templo ou Judaísmo Talmúdico e Israelita, aquele que é oriundo das 12 tribos do Israel Antigo, espalhado em várias nações.
Segundo as profecias das Escrituras, Israel Brotará nos últimos dias, como uma nação unida, coesa, para adorar o Eterno dos Exércitos, guardando somente os Estatutos e Juízos da Torah (Lei), livre das influências nefastas que os homens colocaram sobre ele. Analisando do ponto de vista Bíblico, o termo “Israelita” é o mais correto, para definir os filhos de Ya’aqob, pois agrega as 12 Tribos de Israel e não o Termo “Judeu”, pois este se refere apenas a uma Tribo de Israel que não tem autoridade para falar em nome das outras 11 Tribos, no sentido espiritual da Palavra do Eterno.